sábado, 5 de novembro de 2011

DeCoração: Como exibir suas coleçoes com estilo




Uma colecção, seja do que for, é mais do que um grupo de objectos semelhantes, é uma colecção de amor e de orgulho. Por isso, em vez de a guardar no fundo de um armário ou na garagem, saiba como exibi-la com estilo e criatividade.


As colecções ganham outra vida quando agrupadas, no entanto, uma vez concentradas procure organizar os objectos de maneira que todos são facilmente visíveis, variando a disposição de formas, tamanhos, cores e texturas, em vez de simplesmente os alinhar do maior ao mais pequeno, por exemplo. Quanto mais pequenos os objectos, mais agrupados devem estar; quanto maior, mais espaço necessitará para poder ser observado com a devida atenção.


Uma colecção de pins, ganchos de cabelo, botões ou canetas são apenas alguns exemplos de pequenos objectos que ficam bem quando agrupados num vaso de vidro transparente.


Pequenos suportes de parede, pintados da mesma cor que esta e dispostos assimetricamente, são apoios individuais perfeitos para relógios, bonecas ou outros pequenos artefactos.
Um conjunto de barcos pode ser disposto na prateleira de uma
casa de banho, criando o mote para uma decoração náutica.


As pedras, conchas e areia que trouxeram para casa de umas férias inesquecíveis podem ser recordadas para sempre: basta colocar cada conjunto num frasco de vidro idêntico, pendurar uma etiqueta com informação sobre o local, data ou outros detalhes curiosos sobre o vosso destino e expor numa casa de banho ou
escritório.



Em vez de armazenar as colecções de postais e selos em livros plastificados, guardados em gavetas, faça uma montagem destes objectos numa grande cartolina branca (ou em várias pequenas), emoldure e pendure para todos poderem apreciar.


Uma colecção de molduras com fotografias de família e amigos é para ser vista: destine uma mesa na
sala (por de trás do sofá, por exemplo) ou escritório para expor todas essas imagens. Se tiver falta de espaço, agrupe e pendure as molduras numa parede. O mesmo se pode dizer de ilustrações, pinturas ou outros objectos de arte semelhantes.


Dê uso a uma colecção de caixas vintage, utilizando-as para organizar material de escritório, utensílios de cozinha, os comandos de televisão/DVD/sistema de som ou transforme-as em vasos para
plantas.
Uma colecção de relógios antigos ou de bonecas de porcelana poderá ser disposta numa vitrina, aberta ou fechada, e pendurada no quarto de hóspedes, por exemplo.




Um conjunto de peluches ou bonecas de trapos que guarda religiosamente desde a sua infância, pode transformar o
quarto de uma criança num mundo mágico – basta pendurá-los do tecto, por exemplo.
Uma colecção de frascos e/ou objectos de vidro ficam muito bonitos pousados no peitoril de uma janela, principalmente se forem coloridos.



Objectos de maior dimensão, caso de máquinas de costura ou telefones antigos, requerem uma prateleira grande e espaçosa, que permite uma visualização descomprometida de tão belas antiguidades. Colocar este tipo de colecção num ponto de passagem, será uma forma muito original de decorar e dinamizar um corredor, por exemplo.


Um conjunto de pratos vintage ou até contemporâneos ficam sempre bem pendurados na parede em pequenos grupos. No entanto, podem ainda ser afixados no tecto, formando um círculo inesperado e muito artístico. Se esta ideia for muito ousada, porque não criar uma prateleira de parede com barras horizontais que lhe permite simplesmente pousar os pratos e trocá-los de posição sempre que apetecer? Ou então, comprar suportes adequados e dispô-los sobre a lareira?


Possui um serviço de jantar deslumbrante deixado pela sua bisavó e que embora seja demasiado frágil para utilizar, quer tirar das caixas? Destine uma parede da sala de jantar ou cozinha para essa colecção e pinte-a de acordo com o serviço, ou seja, se o serviço for em tons de azul e branco, pinte a parede de azul. Depois instale prateleiras brancas ou em madeira clara e disponha a sua colecção.


Um armário com portas de vidro é uma solução excelente para exibir, com estilo, objectos de arte frágeis, uma colecção de bules antigos ou de
carros clássicos. Quanto à sua localização, não tenha receio de inovar.

Se quiser conferir um toque de criatividade a um armário antigo que acolhe uma qualquer colecção, escolha um dos seguintes truques: pinte o armário todo numa cor contrastante à dos coleccionáveis; remova as portas para conferir uma maior abertura à colecção; se não quiser ousar tanto, pinte apenas o fundo do armário ou então, forre-o com um bonito papel de parede.




Disponha uma colecção de tabuleiros/pratos em prata ou estanho numa parede estreita, pendurando-os verticalmente, do chão até ao teto.


Um armário em madeira ou duas ou três prateleiras com uma qualquer colecção afixadas sobre o lava loiça ou a mesa de refeições pode ser um ponto de diversão numa cozinha normal.



Crie pequenas prateleiras sobre janelas para dispor qualquer tipo de coleccionáveis de menor dimensão, sem ocupar espaço.


Compre uma moldura funda e, com recurso a pequenas fitas de cetim, pendure uma colecção de colheres. Afixe a moldura na cozinha ou até na casa de banho de serviço para a admiração das suas visitas!


Uma colecção de malas antigas vai dar nas vistas se forem empilhadas e dispostas num cantinho do corredor ou quarto de hóspedes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário